Aigra Nova

História

Voltar | Localização | Estórias e Factos | Produtos | Território | Natureza | Património | História

 

Aigra Nova

Pouco se encontra registado sobre a história desta aldeia, mas pelo "Cadastro da população do Reino (1527)" sabemos que já no séc. XVI existia no termo da villa de Goys a então denominada hegra fumdeyra onde viviam quatro moradores. A designação parece indicar que, naquela época, já existiria um "campo" ou "quinta" que aqui era cultivado.

As primeiras formas de povoamento que se conhecem no concelho de Góis datam do período neolítico ou bronze I, como testemunham os diversos vestígios e achados arqueológicos (machados de pedra e metálicos, objetos de adorno, moedas, arte rupestre – pedra letreira), encontrados a Norte deste território. A origem destes núcleos verificou-se durante o período do ferro, com a formação de pequenas povoações nas encostas e nos topos das colinas, sendo algumas delas posteriormente abandonadas durante a idade média.

Fazendo face à dificuldade sentida de atravessamento da região, conta-se que teria existido uma estrada “romana” ou “medieval”, cujo trajeto seria feito nomeadamente pela Aigra Velha e pela Pena, fazendo parte da rota de mercadorias que se estenderia de Lisboa até ao Norte.

Ao vencer a subida até Aigra Nova encontramos ainda um bloco de construções integrado na aldeia que aparenta relativa historicidade pelo carácter da construção, bem como pelo grau de destruição, e que marca o início da comunidade da Aigra Velha.

Onde dormir

Hoteis em Aigra Nova. Reserve o seu Hotel!
Hoteis em Aigra Nova. Reserve o seu Hotel!
Os melhores Hoteis e Alojamentos disponiveis perto de Aigra Nova. Sem Taxas de Reserva. Garantia de Melhor Preço. Reserva Segura. Confirmação imediata.