Patrimonio
Voltar | Localização | Produtos | Estórias e Factos | Território | Natureza | Patrimonio | História
No que toca a património, o da Aldeia das Dez é impressionante e são as casas o que mais se destaca. A Casa do S (ou Casa da Voluta) é um exemplo. Edifício do século XVII de arquitectura popular, conta com dois pisos em estrutura de alvenaria irregular. Digna de visita é também a Escola Primária. É um edifício característico do “Plano dos Centenários”, do tempo do Estado Novo.
O património religioso também está bastante presente na Aldeia das Dez. Além da Igreja Matriz, que data do século XVIII, há também a Igreja de Santa Maria Madalena que foi construída em 1758. Dotada de frontaria neoclássica, no seu interior exibe-se um retábulo com a imagem de Santa Maria Madalena. Mais modesta, mas não menos bela é a Capela de Nossa Senhora das Dores, também erigida no século XVIII.
A Aldeia das Dez é também a aldeia das fontes. São quatro, desde a Fonte do Povo, construída em 1892 e adornada com azulejos com poemas do Dr. Vasco Campos até Fonte do Soito Meirinho, localizada à entrada da aldeia.
Se quiser fazer uma caminhada, pode utilizar a calçada romana que se localiza a 3 km de Aldeia das Dez, no Caminho das Tapadas e no Areal.
O Cruzeiro do Largo da Fonte, construído em 1661 e restaurado em 1960, também é algo que vale a pena visitar.
Ainda merecem destaque:
- Cruzeiro do Largo da fonte
- Solar Pina Ferraz
- Capela de Nossa Senhora das Dores
- Cemitério Velho
- Fonte do Povo
- Calçada romana
Troço de calçada romana, de ligação a Avô. Localiza-se a 3 km da aldeia, no Caminho das Tapadas e no Areal.
- Casa quinhentista
Junto à Capela de Santa Maria Madalena, do lado inferior da via. Destaque para as molduras do vão da porta de entrada, arredondadas, e para a chaminé.
- Casa da Fábrica
Edifício localizado junto cemitério, construído no séc. XIX, que foi fábrica de cobertores. Hoje é uma residência particular.
- Escola Primária
Característico estabelecimento do ensino primário, construído no âmbito do "Plano dos Centenários" no tempo do Estado Novo.
- Fonte do Marmeleiro
Construída em 1915. Ostenta a gravação das seguintes iniciais: J.P.C.
- Fonte do Soito Meirinho
- Fonte do Cabo do Lugar
Construída em 1929. Ostenta a gravação das seguintes iniciais: JCS
- Alminhas
Duas alminhas do séc. XVIII indiciam locais de passagem da antiga via que cruzava a aldeia. - Miradouro do Penedo da Saudade
- Miradouro da Mimosa
- Miradouro do Largo Alfredo Duarte
- Varandim do adro da Igreja Matriz
O que comer
Comida real 100% vegetal
|
Onde dormir
Hoteis em Aldeia das Dez. Reserve o seu Hotel!
|