Estórias e Factos
Voltar | Localização | Produtos | Estórias e Factos | Território | Natureza | História | Património
A origem do nome
O nome variou ao longo dos séculos: Sarzedas no séc. XIV, Cerzedas no séc. XV, Cercedas no séc. XVII. Numa das versões do "Portugalliae" de Fernando Alvaro Seco, datado de 1600 – tido como umas das primeiras representações cartográficas da totalidade do território continental português – encontramos Sarzeda na localização da atual povoação. A origem da palavra "Sarzedas" tem origem botânica, provavelmente radicada ou no étimo "quercus", que significa carvalho, ou no termo "Cereceda", lugar onde proliferam cerejeiras ou cerdeiras.
Condes de Sarzedas
O título criado em 1630, por Filipe III, foi utilizado por vários titulares, não sendo possível indicar qual o seu nível de presença na povoação, se é que ocorreu. O título foi antecedido pelo dos Senhores de Sarzedas e Fermosa, provavelmente mais estreitamente ligados ao local. Os Condes de Sarzedas tiveram a sua moradia no Palácio da Palhavã, em Lisboa, edifício actualmente ocupado pela embaixada de Espanha. Sarzedas é a única Aldeia do Xisto que teve um título nobiliárquico atribuído.
D. Gil Sanches
(1202/1203 - 1236)
Filho bastardo de D. Sancho I, foi criado em Vila do Conde e por herança de seu pai, foi Senhor de Sarzedas aos sete anos, com a atribuição de ser responsável pelo seu povoamento. Quando adulto, parece que manteve relação de maior proximidade com Sarzedas e o seu termo. No “Livro Velho de Linhagens” (c. 1290) é tido como um clérigo muito honrado na Península Ibérica. Como trovador medieval deixou uma poesia trovadoresca de sabor popular sobre a sua amada, enquadrável na fase inicial do Cancioneiro Galaico-Português.
Noite de S. João
Em Sarzedas, na fogueira da noite de S. João queima-se somente o perfumado rosmaninho que no dia 24 de Julho é colhido nos campos. À meia-noite desse dia, ao som da última badalada do sino, as raparigas partiam um ovo que colocavam num copo cheio de água. Na manhã seguinte antes de nascer o sol, eram examinadas as formas caprichosas que o ovo tomava. Interpretavam então essas formas como sendo semelhantes a qualquer instrumento, objeto ou ferramenta de ofício ligado ao futuro noivo.
Factos
- Habitantes permanentes: mais de 100
- Nome dos habitantes: sarzedenses
- Padroeiro: Nossa Senhora da Conceição
- Ex libris: Sarzedas é a única Aldeia do Xisto que teve um título nobiliárquico atribuído.
O que comer
Comida real 100% vegetal
|
Onde dormir
Hoteis em Sarzedas. Reserve o seu Hotel!
|