Sobral de São Miguel

História

Voltar | Localização | Produtos | Estórias e Factos | Território | Natureza | História | Património

 

Sobral de Sao Miguel

Sobral de S. Miguel é um povoado muito antigo, como atestam os inúmeros vestígios de arte rupestre. A origem desta aldeia remonta à era romana e esteve sempre associada às antigas rotas comerciais. Existem indícios de minas mouriscas que apontam igualmente para uma vivência árabe, comprovada pelas lendas narradas pela população mais idosa. Aqui conta-se que o Sobral foi povoado por guardadores de porcos que vinham temporariamente com as suas varas para engordar com a bolota dos sobreiros. Como o Sobral era uma área atravessada por caravanas de mercadores que faziam as trocas comerciais entre o litoral e o centro da Península, começaram por construir abrigos, juntamente com as poucas casas já existentes dos guardadores de porcos. As primeiras casas foram construídas ao longo da ribeira, mais ou menos à frente de uma capela em honra de São Miguel (padroeiro da aldeia) que anos mais tarde deu lugar à actual Igreja Matriz.

Na documentação histórica conhecida, a aldeia é mencionada pela primeira vez num documento datado de 1284, das Inquirições de D. Dinis. No “Diccionario Chorographico” (1878) aparece referenciada como Sobral, estando localizada na estrada entre Castelo Branco e Arganil. Em 1888 a freguesia autonomizou-se de Casegas, adoptando a designação “Sobral de Casegas” que alterou em 1970 para a actual. Nas décadas de 1930/1940 a aldeia beneficiou da procura internacional de volfrâmio que era explorado nas Minas da Panasqueira e em muitos outros locais da Serra do Açor.

O nome "Sobral" deriva do termo latino suberale que significa mata de sobreiros ou terreno onde crescem sobreiros. Assim, no local da aldeia ou nas suas proximidades existiria uma área significativa de sobreiros ou uns quantos sobreiros de porte notável. O que ainda hoje acontece.
Quando, em 1888, a freguesia se autonomizou de Casegas, adoptou a designação "Sobral de Casegas". Mas em 1970 a aldeia optou por denominar-se Sobral de São Miguel, em tributo ao padroeiro.

Onde dormir

Hoteis em Sobral de São Miguel. Reserve o seu Hotel!
Hoteis em Sobral de São Miguel. Reserve o seu Hotel!
Os melhores Hoteis e Alojamentos disponiveis perto de Sobral de São Miguel. Sem Taxas de Reserva. Garantia de Melhor Preço. Reserva Segura. Confirmação imediata.