Vila Cova de Alva

História

Voltar | Localização | Produtos | História | Território | Natureza | Estórias e Factos | Património

 

Vila Cova de Alva

Vila Cova de Alva é povoação de origem remota, à qual foi concedida carta de foral pelo Bispo de Coimbra, D. Estevão Annes Brochardo (bispado: 1304-1318). Os bispos de Coimbra são tidos como donatários da região desde o reinado de D. Sancho I. Este foral é confirmado, em 1471, pelo Bispo de Coimbra D. João Galvão e primeiro Bispo-Conde de Arganil. Terá recebido renovação de foral em 1514, por D. Manuel I.
No “Cadastro da população do Reino (1527)” consta no termo da vila de Coja a existência da então denominada Villa Cova onde viviam 89 moradores. O foral foi renovado, em 1540, pelo rei D. João III.  No séc. XVI e XVII estiveram aqui radicados importantes ramos das famílias Abranches e Figueiredo. Em 1708 era denominada Vila Cova de Sub-Avô e ainda pertencia ao Bispo de Coimbra. O concelho foi extinto em 1836.

Quanto à origem do nome, numa das versões do PORTUGALLIAE de Fernando Alvaro Seco, datado de 1600 - tido como uma das primeiras representações cartográficas da totalidade do território continental português - encontramos “Vª COVA” na localização da actual povoação, nome que terá evoluído para Vila Cova de Sub-Avô, com o significado de, seguindo o curso do Rio Alva, estar depois de Avô. Esta designação subsistiu até 1924, data a partir da qual passou a designar-se por Vila Cova de Alva. 
Também foi designada Vila Cova dos Frades, nome derivado do convento existente.

Onde dormir

Hoteis em Vila Cova de Alva. Reserve o seu Hotel!
Hoteis em Vila Cova de Alva. Reserve o seu Hotel!
Os melhores Hoteis e Alojamentos disponiveis perto de Vila Cova de Alva. Sem Taxas de Reserva. Garantia de Melhor Preço. Reserva Segura. Confirmação imediata.