Pedrogão Pequeno

Território

Voltar | Localização | Produtos | Estórias e Factos | Território | Natureza | História | Património

 

Pedrogão Pequeno

Orgulhosa sede de freguesia do concelho da Sertã, Distrito de Castelo Branco, Pedrógão Pequeno estende-se por 4.275 hectares na margem esquerda do Zêzere, no extremo da província da Beira Baixa, próximo do local onde foi construído o paredão da Barragem do Cabril. A aldeia aproveitou para se instalar um morro granítico saliente, mas não muito declivoso e tirou partido da proximidade do Zêzere, dominando o troço de atravessamento do rio. A aldeia é envolvida por terrenos agrícolas planos de solos profundos e com abundância de água.

Com os séculos, o povoamento deixou a opção primitiva pelo Monte da Srª da Confiança, fixando-se e desenvolvendo-se ao longo da antiga via que atravessa a aldeia para acesso à ponte do Cabril. Tal é patente pelo alinhamento da malha urbana e pela localização das casas mais antigas ainda existentes na aldeia. No início da década de 1940, Orlando Ribeiro e Sant’Anna Dionísio descreviam Pedrógão Pequeno: “… vila humilde, antiga sede de conc., de casas de granito sem reboco, sit. num planalto cercado de densas cortinas de arvoredo, a dois passos do desfiladeiro profundo cortado pelas águas obstinadas do Zêzere.” (“Guia de Portugal - Beira Litoral, Beira Baixa, Beira Alta”, 1944)

O material de construção predominante é o granito, mas só a partir das décadas de 1950/1960 as fachadas terão começado a ser quase integralmente rebocadas e caiadas originando esta “aldeia branca”. O granito apenas permanece à vista nos vãos (ombreiras, padieiras e soleiras).

Onde dormir

Hoteis em Pedrogão Pequeno. Reserve o seu Hotel!
Hoteis em Pedrogão Pequeno. Reserve o seu Hotel!
Os melhores Hoteis e Alojamentos disponiveis perto de Pedrogão Pequeno. Sem Taxas de Reserva. Garantia de Melhor Preço. Reserva Segura. Confirmação imediata.